Arquivos por tag: empreendedorismo estrategias

5 estratégias olímpicas para seu empreendimento em 2016

Aprenda com os atletas

Rosana Rocha

2016 será nosso ano olímpico no Brasil, então, porque não aplicamos as estratégias de grandes treinadores para alcançar a melhor performancenos negócios e em todos os setores de nossa vida?

Para os grandes nomes do coaching, a crise é a grande oportunidade para você inovar, desenvolver e estabelecer.

Então, se está pensando em iniciar um novo empreendimento ou mudar o campo de investimento que já realizou, pense como um atleta para verificar em sua gestão por resultados, qual será seu rendimento e em qual plataforma vai subir: ouro, prata ou bronze?

Pratique a tolerância, a adaptação e a cooperação.

Vamos começar pela paz: no trabalho, nas relações, na família. Quando um dos setores não vai bem, parece que algo falta.

Paz é a primeira palavra de ordem todo início de ano.

"A verdadeira paz não é meramente ausência de tensão; é a presença da justiça." Martin Luther King - ele combatia a não violência.

Seja um líder que capacita outros. Anthony Strano, conferencista mundial considera que é preciso "criar um espaço onde todos se sintam respeitados e valorizados não importa quem ou o que eles sejam". Ainda afirma: "A tolerância é a criação de um espaço para interação de qualidade".

1ª. Estratégia - tenha um espírito olímpico de competidor ético em todos os setores. Respeite opiniões contrárias, porque manter a vida excelente também inclui expressar o nosso respeito pela qualidade e sustentabilidade da paz, da cooperação e da adaptação: isso é tolerância. Acomode outras opiniões, porque elas abrirão caminhos para seu crescimento pessoal e profissional.

Pratique o discernimento e a coragem

Nuno Cobra, treinador de Ayrton Senna, criou uma estratégia de pensamento simples ao capacitar uma dona de casa a atravessar o Canal da Mancha, porque ela sempre olhava adiante e pensava: "Ainda falta metade para eu atravessar".

Nuno aplicou sua motivação dizendo à nadadora que voltasse e no meio do canal deveria olhar para trás e pensar: já consegui nadar a metade do canal. Ela mudou o pensamento e finalmente atravessou!

O herói tem habilidade para através da introspecção e observação, de discernir e decidir o próximo passo e qual curso de ação seguir.

Adote a postura do herói! Tenha a coragem de ser honesto interna e externamente sobre suas limitações e possibilidades de mudar e avançar.

2ª. Estratégia - qualquer que seja o objetivo que tenha traçado, os obstáculos virão e o desafiarão a desistir. Nesse momento aplique a estratégia de Nuno e diga: "Já cheguei até aqui e vou continuar!". Adote o hábito de refletir sobre as estratégias mentais que podem ajudar você a alcançar melhores resultados. Enfrente um dragão por dia e poderá no final, ser o campeão da arena.

Adquira novos hábitos

O jogador americano de tênis - Timothy Gallwey ao explicar a trajetória entre sistema nervoso e movimento muscular propõe a Teoria das Trilhas dos Hábitos.

Gallwey ensina a abandonar esquemas mentais, não combatendo costumes velhos adquiridos, mas sim iniciando novos hábitos.

Riedel ao citar o pensamento de Prentice Mulford ensina que se todos os dias fizermos um pequeno esforço, por mais simples que seja, treinaremos a mente a desenvolver e educar a vontade.

3ª. Estratégia - ao iniciar um novo empreendimento adquira novos hábitos para que seu sistema nervoso crie novos caminhos de criatividade, movimento, ação e estratégias.

O Jogo interior influencia o jogo exterior

Goleman, ph. D. fala sobre os programas de meditação de atenção plena que grandes empresas criaram para seus líderes e executivos. Com a prática desse método ocorre a redução da atividade no córtex pré-frontal, liberando a presença no aqui e agora.

Tolle, pesquisador do poder do agora, declara a importância de realizarmos monitoria constante de nosso estado mental e emocional pela auto-observação: "Estou me sentindo à vontade neste momento?".

No ambiente de trabalho a presença plena possibilita maior criatividade, melhor gestão do tempo, economia de recursos, capacita o colaborador a desenvolver empatia com seus companheiros de trabalho e com seus clientes: o que resulta na identificação de oportunidades, desenvolvimento de competências e fortalecimento da missão.

Crie programas de qualidade de vida em sua empresa para que as pessoas possam praticar o autoconhecimento e gerir suas necessidades para selecionar prioridades e estarem presentes de corpo e mente quando o trabalho solicitar. Não há necessidade de grandes investimentos para isso: um mural motivacional, mensagens na intranet e via celular, indicação de palestras são ações econômicas.

4ª. Estratégia - valorize seu potencial e de seus colaboradores através da qualidade nas interações. Propicie um ambiente participativo e motivador para gerar lucro em seus resultados finais. Aplique a técnica de Losada que explica matematicamente que para cada interação negativa (avaliação oufeedback com críticas, indiferença), deve haver três positivas e elas podem ocorrer através de um reconhecimento ou elogio de trabalho, motivação, gestos, etc. Cientificamente melhora aperformance e o desempenho. Essa tática mantém a qualidade nas relações conforme explica Vieira, ph.D.

Faça a Gestão do Tempo

Christian Barbosa ensina como gerenciar o tempo através da tríade: família, trabalho e vida. Estabelece como ponto de partida ações de reflexão, estabelecimento de metas, planejamento, organização e execução. Seu método se baseia nos princípios: aliviar a mente, planejar, prevenir, priorizar e equilibrar.

Autoestima significa fé em si mesmo e para administrar o seu tempo você precisa acreditar que é capaz. Qualquer oscilação nessa área vai comprometer seu rendimento.

O gerenciamento do tempo requer três ações: priorizar, organizar e manter o foco.

Quando sentir pressões internas e externas, pratique o hábito de respirar em quatro tempos e expirar soltando as tensões em seis segundos. Repita o processo três vezes ou até sentir-se melhor e com maior clareza mental.

Economize palavras - elas representam 30% do que está sendo dito. Gerencie a essência delas, seus gestos e atitudes. A prática de perceber o jogo interno e externo, já citada - vai ajudar nesse propósito também.

5ª. Estratégia em 4 passos: 1) pratique observar os pensamentos para reduzir a frequência e eliminar os indesejáveis. Substitua os pensamentos inúteis por úteis que são aqueles que você vai realizar de fato; 2) alinhe suas ações a uma consciência adequada à realidade (separe o real do ilusório), trabalhe com fatos; 3) seja um líder altruísta: identifique seus valores e virtudes, anote-os em um papel e fortaleça-os; 4) habitue-se a escrever em um diário e uma vez por mês escreva seu Swot pessoal - consiste em uma ferramenta em que você coloca quatro quadrantes e anota o tema equivalente em cada um para melhorar suas estratégias de ação. Um quadrante para forças internas, outro para as fraquezas internas, o terceiro para oportunidades externas e o último para as ameaças externas.

O líder mais competente e influente é aquele que primeiro venceu a si mesmo, por isso indico essas práticas de autoliderança para melhorar a gestão do tempo.

Você pode ter esperado que eu falasse da descoberta de novos nichos de mercado ou planos de ação, porém você é o empreendedor e para que seu negócio seja um sucesso, ele deve começar por você.

No calendário da BK - Organização não governamental afiliada ao Departamento de Informações Públicas da ONU - há a motivação para que a pessoa se autoavalie ao final de cada mês, assinalando a opção ouro, prata ou bronze através dos desenhos das medalhas.

Assim, também convido você empreendedor, que em 2016, a cada mês avalie sua atuação seja como inventor, inovador, criador, líder, executor - em um quadro, para que ao final do ano possa contabilizar não só os lucros financeiros, mas também seu autoprogresso e sua satisfação interior.

Seja um empreendedor de alta performance em 2016.

Lidere-se para vencer 2016 e subir ao pódio para receber sua medalha de ouro!

Fonte: www.administradores.com.br