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Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação de Goiás

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Prepare-se para os principais eventos de Marketing Digital

O marketing digital é uma das áreas mais dinâmicas e inventivas que existem atualmente, sofrendo modificações e atualizações a um ritmo impressionante. Com tantas tendências em foco, não é difícil se perder em meio ao grande número de inovações e mudanças de paradigmas nesse setor.

Nesse contexto, os eventos de marketing digital podem ser uma excelente maneira de conhecer as novas táticas, plataformas e oportunidades deste ramo. Além de contarem com as opiniões e visões dos maiores especialistas do mundo do marketing, esses eventos também trazem ótimas oportunidades para networking, formação de parcerias e compartilhamento de experiências.

Confira agora esta lista que preparamos com os principais eventos de Marketing Digital no Brasil que você não pode perder!

  • RD Summit

Considerado o maior evento de Marketing Digital e de vendas da América Latina, o RD Summit, realizado pela Resultados Digitais, conta com dezenas de palestrantes e especialistas que dão seus insights exclusivos sobre negócios, empreendedorismo e as novas ferramentas do marketing digital.

Diferente dos anos anteriores, em 2017 o evento terá três dias, com muitas palestras, debates e oportunidades de networking com profissionais do Brasil e do mundo. Para este ano a organização espera mais de oito mil participantes ávidos por uma experiência única e completa.

A Resultados Digitais também preparou pelo terceiro ano seguido a RD On the Road, um evento itinerante que vai para as principais cidades do País com palestras, conversas super interessantes e uma ótima oportunidade de network. Esse ano o evento passará por 11 cidades de quatro regiões do Brasil. Em São Paulo ele acontecerá no dia 05/ 07, confira as outras datas aqui.

  • Expo Fórum de Marketing Digital

Produzido pela Digitalks, organização internacionalmente conhecida por seus cursos e eventos de Marketing Digital, a Expo Fórum reúne especialistas de diversos países, formando um enorme contingente de profissionais reconhecidos e inovadores; todos compartilhando conhecimentos de altíssima qualidade. O evento traz ainda um grande número de opções de workshops e entretenimento.  

A Expo Fórum acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e você pode se inscrever aqui.

  • Fire

Voltado ao empreendedorismo digital e ao mercado de infoprodutores, o Fire é um evento organizado pela Hotmart, uma das mais explosivas e promissoras empresas de vendas digitais do País.

Contando com dois dias de imersão pura e enorme quantidade de conhecimentos valiosos, o Fire tenta causar a seus participantes uma catarse, onde grandes profissionais de vários países colocam seus currículos ricos e suas mentes à disposição para que as tendências deste novo mercado sejam absorvidas e compartilhadas.

O evento conta com a participação de profissionais das maiores empresas do Brasil e do mundo. Acontecerá nos dias 31 de agosto e 01 de setembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

  • Social Media Week

Realizado em mais de 22 países, o Social Media Week é um evento de alcance global e oferece um número praticamente ilimitado de oportunidades de aquisição de conhecimento, crescimento pessoal e profissional, além do contato com profissionais de diversos cenários e realidades do mundo.

Com palestras inspiradoras, o evento traz o que há de mais novo e impactante no crescente mercado das mídias sociais. A organização do Social Media Week ainda oferece um grau variado de atrações gratuitas, visando alcançar o maior número possível de pessoas.

Essas reuniões devem ser aproveitadas ao máximo, pois elas irão oferecer a você chances únicas de conhecer os profissionais mais experientes e inovadores da área, além da possibilidade de fazer negócios promissores! Afinal, networking é um dos grandes pilares do marketing.

Este ano o evento acontecerá entre os dias 11 e 15 de setembro, além das dezenas de eventos realizados ao redor do mundo, confira aqui.

  • Planner Summit 2017

Estando em sua quinta edição, a Planner Summit é um evento que reúne profissionais de marketing e publicidade que desejam trocar experiências e conhecimento na área de planejamento.

São dois dias de workshops e palestras com conteúdo inovador e provocador, com a presença de excelentes planejadores de grandes agências e clientes. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, você pode se inscrever aqui.

  • INBOUND 17

Sendo um sucesso de público, o INBOUND 17 é realizado anualmente pelo Hubspot. O evento de quatro dias conta com a presença de profissionais de todo o mundo, seja da área do empreendedorismo, tecnologia ou marketing digital.

Nos últimos anos tivemos a presença de Rand Fishkin, Dharmesh Shah, Vera Jones, Serena Williams, Gary Vaynerchuk, entre muitos outras pessoas que trouxeram um rico e empolgante conteúdo sobre liderança, negócios, análise de dados, produção de conteúdo, além de trazer as principais tendências do universo do marketing digital e principalmente do inbound marketing.

Este ano o evento acontecerá dos dias 25 a 28 de setembro em Boston, nos Estados Unidos, você pode se cadastrar aqui, mas também é importante lembrar que mesmo não estando no evento é possível acompanhá-lo nas redes sociais do Hubspot. 

Fonte: agenciainbound.com.br

8 dicas para gerentes de marketing que trabalham em empresas tradicionais

 

"O verdadeiro empreendedor é aquele que empreende mesmo sendo funcionário de uma empresa". Você com certeza já ouviu ou leu algo parecido com essa frase. O que ela realmente significa, especialmente para gerentes de marketing?

Podemos dizer que essa frase está relacionada à autonomia e inovação. Pode parecer óbvio, mas nem sempre uma empresa está aberta à mudanças de pensamentos e cultura. Principalmente se estamos falando do departamento do marketing.

Não é tarefa simples estar a frente de uma equipe responsável por alavancar os resultados de uma companhia ao mesmo tempo que cuida do branding da empresa e de praticamente todas as estratégias. Ainda mais se ela for conservadora. Mas isso não significa que não seja possível inovar neste cenário.

É preciso buscar sempre a inovação

A falta de incentivo em inovação pode causar inércia entre os colaboradores e deixar o clima frustrante, o que não é nada bom para os gerentes de marketing. Um time desmotivado e sem autonomia não poderia render o esperado ou superar qualquer expectativa.

Sugerir novas ações pode ser um grande diferencial no competitivo mercado atual, até como destaque profissional.

Aí entra mais um entre os tantos desafios que já rondam a rotinas dos gestores de marketing nas empresas. Especialmente nos últimos tempos, em que cases de marketing online tem aberto as portas para inovações antes inimagináveis.

Como os gerentes de marketing podem inovar em uma empresa tradicional

Marcas conversando por meio de perfis nas redes sociais, ações conjuntas entre concorrentes, interações com a audiência. É um prato cheio para o mercado publicitário de marketing e aumenta o interesse de profissionais que gostariam de fazer a mesma coisa.

Mas estamos falando aqui de negócios e empresas de perfil mais tradicional, que se opõe ou resiste a embarcar nessas "ameaças modernas". Nossas primeiras dicas são para os gerentes de marketing capricharem nos argumentos, que são simples, mas necessários:

1 - Explique que novas medidas não vão afetar os clientes que a empresa já tem

Pelo contrário, a ideia é justamente evitar que os clientes tradicionais migrem para a concorrência. Perder audiência para os competidores é algo que nenhuma empresa quer, tradicional ou moderna. A questão é que os clientes atuais começarão a olhar a empresa com "outros olhos" e se acostumarão com ações mais pontuais e diferentes.


2 - Deixe claro que as mudanças irão agregar valor

Investir em novas medidas, principalmente no meio digital, não vai causar grandes mudanças, nem na cultura e nem na estrutura da empresa. O core do negócio de prestar um serviço de qualidade permanece o mesmo. Procure deixar isso bem transparente para a direção.

Ainda nesse sentido, mostre como os investimentos são relativamente baixos para o retorno que mais ações poderiam trazer. Falar em novas atribuições soa como "vou ter mais trabalho" para quem está à frente do negócio. Cabe ao gerente de marketing esclarecer que isso não vai acontecer.


3 - Podemos combinar os métodos tradicionais com outro digital

Um complemento à dica de que não haverá grandes mudanças, explique que a ideia é combinar métodos tradicionais com a digitalização. É válido buscar casos semelhantes no mercado para apontar que pequenas mudanças podem ser vitais até para sobrevivência do negócio.

Explicar para a diretoria da empresa a importância dessas ações é um momento de negociação. Sabemos que os gerentes de marketing não costumam ter problemas quando é hora de negociar. As próximas dicas são focadas em como colocar a mão na massa, mas acima de tudo, seja sincero na empresa em que você está.


4 - Use dados como base para suas indicações

Por muito tempo foi creditado ao marketing a prática de comandar ações por meio de opiniões muitas vezes subjetivas. Atualmente é possível lançar mão de informações concretas para dar embasamento empírico às propostas de ações.

Por exemplo, se a empresa nunca possibilitou a realização de novas ações nas redes sociais, apure os feitos da concorrência coletando dados de engajamento, compartilhamentos, interações, entre outras ações, para mostrar como investir em meios digitais valoriza a marca e traz resultados verdadeiramente mensuráveis.


5 - Adote metodologias ágeis para inovar e desenvolver o negócio

Empresas tradicionais têm uma grande vantagem: a base de clientes consolidada, independentemente do porte da empresa. E certamente esse consumidor já tem sua presença online, portanto, explore essa vantagem para ser reconhecido pelos clientes.

Aposte na metodologia, como as propostas pelo Agile Marketing. Processo simples e menos burocráticos, softwares para auxiliar na rapidez do movimento das informações e análise constante, respostas rápidas, entre outras ações, vão te ajudar a desenvolver as ideias e acalmar a tensão da direção.


6 - Sensibilidade em relação ao público

Ao mergulhar nos meios digitais, o contato com a audiência se torna mais completo, sendo possível medir sua sensibilidade. As pessoas estão buscando informações, fazendo também suas análises antes de escolher de quem comprar.

Os gerentes de marketing devem investir ações na relação com o público ao introduzir a marca no meio que ainda é novidade para a empresa tradicional.


7 - Conheça bem a audiência da empresa

Aproveite a base de dados que já está disponível na internet para explorar características da audiência. Mas focando na agilidade da metodologia, crie métricas para analisar e investir no que realmente é necessário para sua estratégia.

Ao fortalecer a atuação na internet, pode ser que você note diferenças entre o perfil que haviam traçado até o momento sobre o público da empresa e a audiência digital. Para que a atuação digital seja eficaz é preciso ficar de olho nesse termômetro.


8 - Analise a concorrência

Outra grande vantagem do marketing digital é a oportunidade de estudar casos dos competidores. Assim como olhar ao redor é essencial para convencer os dirigentes à inovação, também é importante para analisar o que pode ou não dar certo.

Claro que não estamos falando de buscar receitas prontas. Cada empresa tem sua identidade e metas e a estratégia digital deve se orientar por elas. Mas analisar os passos da concorrência sempre pode agilizar o seu próprio processo.

Em alguns casos nem mesmo a clareza dos argumentos e capacidade de negociação são suficientes para provar a importância da inovação em empresas conservadoras. Mas lembra o que falamos no início sobre empreender?

A conclusão é que o importante é não desistir. Por isso, empreender e inovar se confundem em seus significados. Sabemos que nesse cenário pode ser um desafio tomar novas ações, porém vale a pena conversar e fazer o seu papel.

Fonte: agenciainbound.com.br