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Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação de Goiás

Como fazer seu budget de marketing render mais?

Por: Agência Inbound

Planejar e decidir os recursos do budget de marketing sem estar atento ao planejamento é como preparar um bolo e perceber que esqueceu o fermento só quando ele já estiver assando. Resultado: tarde demais para fazer reparos sem perda de tempo e dinheiro.

Em períodos de recessão econômica saber valorizar os recursos é sempre bem-vindo e necessário. Mas quando se trata de orçamento, não importa se há crise ou vacas gordas. É preciso ter a habilidade de fazer o orçamento render mais e trazer melhores resultados.

Só que como você deve saber bem, essa habilidade não resulta de milagres ou receitinhas de sucesso. Fazer o budget de marketing se encaixar em todas as ações necessárias para o planejamento requer cuidado e atenção.

Porque você deve planejar o investimento do budget de marketing

Então surge a insegurança e todas as dúvidas sobre como, quanto e onde investir para que a estratégia de marketing seja bem-sucedida. Voltando ao nosso bolo, alguém menos interessado poderia dizer que era só colocar mais fermento na receita para ela render mais. Será?

Não somos especialistas em culinária, mas nem é preciso tanto para saber que um bolo saboroso é resultado, sobretudo, do talento do cozinheiro em equilibrar os ingredientes na medida certa. Com seu budget de marketing é assim também:o equilíbrio é essencial.

A falta de bom senso, análise do contexto e planejamento pode trazer mais dúvidas do que respostas. No fim do dia você vai estar pensando se deve investir mais em um número limitado de ações ou se é melhor pulverizar o investimento. E sem saber o que esperar dessa decisão.

Qual a melhor resposta?

Você não vai descobrir se continuar a dar flechadas a esmo sem ter um alvo definido. E isso independe do tamanho do orçamento que você tem disponível. Muitas vezes a forma que se utiliza o recurso é mais significativa do que o valor investido.

Como dividir o orçamento de marketing

Chega o momento de se perguntar: devo usar a criatividade e tentar realizar muito com pouco investimento ou concentrar muito no que é preciso fazer? Definir um budget como alto ou baixo é relativo, depende das necessidades do negócios e, principalmente, da meta.

São os objetivos que vão guiar o escopo da divisão do seu budget de marketing para que ele possa render mais. Ao se orientar pela meta você vai sentir mais segurança para definir o futuro do investimento do orçamento. Eis um passo a passo de como você pode prosseguir:

1 - Determine a sua proposta: sua estratégia tem forma e foco disruptivo, competitivo ou concentrado em vendas? Além de ter a proposta muito clara, suas táticas devem se preocupar em adquirir demanda, ampliar a marca e impulsionar o customer success.

2 - Avalie o desempenho no último ano: olhe para trás ao pensar como será aplicado o budget de marketing. Lance mão das métricas para analisar como a performance pode ser superior ao período anterior.

3 - Monitore o ROI de marketing: tenha controle dos dados, faça análises regulares e comparações periódicas para compreender como os recursos podem ser melhor utilizados. Domine o custo de aquisição (CAC) e o lifetime value (LTV). IMPORTANTE: tomar decisões sem fundamentação factual pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua estratégia.

4 - Baseie seus investimentos em ações que tragam mais ROI: determine o budget e o ajuste no decorrer do ano de acordo com as metas do ROI. Por exemplo, se em determinado mês sua campanha de Adwords superar o esperado em ROI, no período seguinte você poderá investir mais em publicidade paga.

5 - Invista mais nas buyer personas que têm mais potencial de vendas: você já deve conhecer, claro. Mas tenha certeza de que você conhece as buyer personas da sua empresa com a palma da mão. Lembre-se o tempo todo quem elas são, o que querem, o que procuram e do que precisam.

Os potenciais clientes vão interagir com a publicidade, com o conteúdo, vão responder às ações. Por isso a buyer persona é fundamental na estratégia para que o budget de marketing seja mais eficaz.

6 - Alinhe as prioridades do negócio com a divisão do budget: assim como as metas de marketing obviamente precisam estar ajustadas às metas gerais da empresa, as prioridades também precisam conversar. Esteja preparado para eventuais mudanças de planos da diretoria.

7 - Desenvolva um plano estratégico: de olho nas metas, determine os conjuntos de ações que, de acordo com os resultados anteriores e sua experiência, vão fazer sua estratégia chegar lá. Tome nota de tudo que vai precisa para realizar as ações, por exemplo, gastos com softwares, eventos, prestadores de serviços, eventuais contratações etc.

8 - Não tenha medo de inovar: basear as táticas nas métricas não limita a criatividade. Muito pelo contrário: a segurança em testar coisas novas impulsiona o sucesso. Você não tem respostas para tudo e alguns resultados só aparecem ao tentar coisas novas, experimentar.

9 - Teste, avalie, recrie e cresça: assim como incentivamos a inovar, a orientação também serve para avaliar o que foi feito, tentar de outras formas e crescer com o aprendizado. Sua equipe pode ter adorado determinada campanha, mas avalie o retorno que cada ação trouxe.

Ainda que muito bem executada, se a resposta e o retorno não forem positivo, repense se ações similares devem ser incluídas no seu budget de marketing. Analise os resultados mês a mês para ter mais tempo de realizar eventuais ajustes necessários na estratégia.

 

 

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