fachada

Democracia:
Garantir a completa liberdade de expressão aos seus filiados em harmonia com as decisões majoritárias e soberanas decididas durante as assembléias e os congressos. O SINDICOM defende a unidade de ação e mantém relações com o movimento sindical estadual, nacional e internacional, desde que seja assegurada a liberdade de autonomia de cada organização.

Independência:
O princípio fundamental do SINDICOM é a independência da classe trabalhadora e sua autonomia diante dos patrões, dos governos e dos partidos políticos.

Solidariedade:
Solidariedade com todos os movimentos da classe trabalhadora cujo princípio esteja de acordo com os valores presentes no estatuto da SINDICOM.

Autonomia:
Defende que os trabalhadores se organizem com total independência frente ao Estado e autonomia em relação aos partidos políticos e que devam decidir livremente suas formas de organização, filiação e sustentação material.

Defesa dos direitos humanos:
Proteção dos direitos humanos (nacional e internacional) nas questões raciais de gênero, entre outras, indo além do âmbito trabalhista. Uma das formas de defesa dos direitos humanos é a luta pela ampliação do acesso de todos quanto à recepção e emissão de produtos de comunicação. Por isso mesmo o SINDICOM defende a democratização dos meios de comunicação.