Eleições da FITERT: a luta pela unificação e fortalecimento dos trabalhadores da comunicação

Goiás teve participação exemplar em todo processo de negociação para a formação de uma chapa UNIFICADA para as eleições da FITERT.

IMG-20140927-WA0034

Foto: Roberta Andrade .  StertSergipe

A Federação dos Radialistas - FITERT realizou no último dia 27, Plenária Eleitoral para eleição de nova diretoria do triênio 2014/17. O evento aconteceu na cidade de Brasília e contou com a presença de 179 delegados, representantes dos 22 sindicatos filiados.

A entidade vinha de um último congresso trágico, realizado em 2011 na cidade de Aracajú, aonde 6 (seis) dos maiores sindicatos filiados decidiram não participar do processo eleitoral devido intransigências e interferências ocorridas nas negociações para escolha dos representantes de cada estado. Nesses últimos 3 anos devido aos transtornos ocorridos em 2011 a federação  perdeu sua inserção nos estados de Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e ultimamente em São Paulo.

Amparado pelos 7 sindicatos que estavam fora da Federação, iniciamos desde o mês de Abril conversações com  o coordenador da entidade, José Antonio no sentido de  construirmos uma chapa que viesse aglutinar  os estados que estavam fora da direção. Realizamos várias reuniões para sarar as feridas abertas e afunilar o regimento eleitoral e, por fim, iniciamos as conversações em busca de uma UNIDADE, para compormos uma nova direção baseada no respeito, ética e trabalho.

No dia 5 de setembro depois de um dia todo de reunião e debate, chegamos a um acordo: os 7 estados que estavam fora da direção da Federação poderiam indicar 6 nomes para a diretoria executiva, 5 nomes para a direção administrativa e 3 nomes para compor o Conselho Fiscal. Ainda no mês de setembro nos reunimos outra vez com o coordenador e fechamos quais secretarias da direção executiva ficariam conosco. Estão sob nossa responsabilidade os cargos de Vice Coordenação, Secretaria de Formação, Secretaria de Relações Internacionais, Secretaria de Política Social, Secretaria de Saúde e Trabalho, bem como a Secretaria de Imprensa.

Goiás teve participação exemplar em todo processo de negociação, foi em função de todo esse trabalho de construção da unidade que hoje temos o Presidente do Sindicom, Miguel Novaes Filho, eleito como Secretario de Relações Internacionais da Federação dos Radialistas. Elegemos ainda o Edwilson da Silva, Secretario Jurídico do Sindicom como suplente da Direção Administrativa da FITERT. A posse ocorre no 10º Congresso Nacional dos Radialistas no dia 22 de Novembro no Rio de Janeiro.

Assessoria de comunicação SINDICOM com colaboração de Miguel Novaes, presidente da entidade.