Os desafios das negociações coletivas frente ao cenário atual e blitz fiscal foram atividades em que o Sindicato dos Radialistas e Publicitários de Goiás - Sindicom se fez presente

Dieese, Departamento Intersindical de Estatísticas promove debate com sindicatos filiados sobre conjuntura atual

O Sindicom participou na manhã do 28/04 da 10ª Jornada Nacional de Debates promovido pelo Dieese que teve como tema: "Os desafios das negociações coletivas frente ao cenário atual". A Coordenadora do Dieese Goiás, Leila Brito fez uma exposição da conjuntura econômica internacional, contexto mundial, conjuntura nacional enfatizando a conjuntura econômica nacional, produto interno bruto (PIB), inflação, taxa selic, conjuntura atual para o setor privado e público. Em seguida houve um acalorado debate onde os pontos mais abordados foram que o cenário pintado pelos responsáveis pela política econômica nacional do Governo Federal não é tão ruim como se divulga. O representante do Sindicato e da Fitert, Miguel Novaes enfatizou que a mídia tem tido um papel fundamental para desestimular o cidadão e a classe trabalhadora em não buscar seus direitos em função de uma crise que somente a mídia tem enxergado.

No período da tarde, desta terça-feira a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás realizou em Goiânia, Workshop com centrais sindicais, federações e sindicatos para convidar as entidades a participarem de uma atividade de vistoria conjunta durante os próximos 30 dias.

Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social mostram que no ano de 2013, no Brasil, ocorreram 717.911 acidentes, sendo 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes. Neste período, Goiás ocupou a 9ª posição no ranking das federações em número de acidentes de trabalho. Foram 17.158 acidentes no total, com 101 óbitos e 205 incapacidades permanentes.

Com início no dia 28 de abril, data escolhida por ser a celebração mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, ocorrerá a OPERAÇÃO CANGURU: TODOS PELA PROTEÇÃO DOS TRABALHADORES. O nome da Operação foi inspirado na proteção que a mãe canguru dedica ao filhote.

Dieese IV Secretário de fiscalização do Sindicato, José Carlos Pires

"Na operação, os auditores que atuam na área de legislação passarão a fiscalizar também saúde e segurança no trabalho, ou seja, 100% dos auditores fiscais do trabalho estarão com foco nas questões de segurança na ambiência laboral." Afirmou o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites.

O presidente do Sindicom e representante da Fitert presente no ato juntamente com o secretário de fiscalização do Sindicato, José Carlos Pires cobraram da Superintendência uma atuação mais contundente nas empresas de rádio e televisão. O presidente enfatizou que há empresas no interior do estado usando o trabalhador como escravo, atende telefone, faz produção, roteiro e ainda vai para o estúdio, recebendo um salário de miséria. São situações de abuso e precarização da mão de obra do trabalhador. Pedimos ainda a participação do sindicato nessas visitas no intuito de contribuir com o auditor, pois conhecemos os atalhos usados pelos patrões para buscar a CLT, a Legislação do Radialista, bem como para descumprir a Convenção Coletiva.