Sindicom Facebook Twitter YouTube

Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação de Goiás

Professora dá conselho sobre futuro a alunos e carta viraliza como verdadeira lição de vida

O discurso de Jessica Langer foi lido na formatura dos alunos de marketing de uma universidade canadense e fala sobre os obstáculos da vida e sobre o valor de cada pessoa

JessicaFoto: Reprodução/Facebook

No final do curso de marketing criativo da Universidade de Ryerson, em Toronto, a professora Jessica Langer encontrou uma maneira especial de agradecer aos alunos e aconselhá-los sobre os próximos passos que devem tomar na vida. Ela escreveu um texto emocionante e verdadeiro sobre os obstáculos e desafios que todos enfrentam ao longo da vida.

O discurso rapidamente ganhou as redes sociais e tocou milhares de pessoas. Confira a íntegra:

"Depois de tudo isso, muitos de vocês me agradeceram pelos ensinamentos; me parece que o curso foi bastante popular. Estou orgulhosa disso. Mas quero dizer que grandes semestres exigem grandes alunos tanto quanto grandes professores.

Gostaria então que soubessem algumas coisas a mais.

Quero que saibam que a escola é importante, mas não é tudo. Se vocês encontram dificuldades para escrever uma dissertação, não significa que não serão capazes de gerenciar um departamento de marketing. Se vocês sentem intimidade com os números, não significa que não serão capazes de escrever o melhor release de imprensa do mundo. É ok e normal achar algumas coisas mais fáceis que outras. Parte do seu projeto de vida será identificar e fazer uso de sua força. E eu prometo: vocês têm força.

Quero que saibam que vocês enfrentarão contratempos. Vocês vão ser ignorados para uma promoção e não conseguirão aquele trabalho dos sonhos (dica de profissional: não existe trabalho dos sonhos. E o seu trabalho favorito provavelmente não será como você esperava). Você poderá ser demitido. Você poderá conseguir um trabalho ruim e ser demitido. (Já estive aí.) Alguém pode ganhar crédito por alguma ideia sua. Você pode ser convocado para um projeto chato enquanto um colega pode ser chamado para um trabalho que você adoraria fazer.

Se alguma dessas coisas acontecer, por favor, lembre-se que você não está sozinho. Essas coisas acontecem com todo mundo. Elas não são um reflexo de quem você é: elas são um reflexo das circunstâncias, normalmente fora do controle. E se você tiver um contratempo, por favor, não desista. Quero que saibam que estou torcendo por vocês aqui fora, aplaudindo em silêncio, mesmo que seja daqui a uma década.

Mais do que tudo, quero que saibam que eu acredito, com todo o meu coração, que cada um e todos vocês têm potencial para alcançar o sucesso. O sucesso chega diferente para cada uma das pessoas, e o seu sucesso será diferente do de seus amigos. Está tudo bem. Cada um de vocês possue forças diferentes, e diferentes desafios. Isso também é ok.

Cada um de vocês é muito valioso.

Você importa. Para mim, para os seus amigos e família, e para o mundo."

Fonte: revistamarieclaire.globo.com