Retomado Conselho de Comunicação Municipal de Goiânia

Órgão, de caráter consultivo, integra a política municipal de comunicação social com o objetivo de garantir aos setores organizados da sociedade a participação na política de comunicação do município

Reuniao Conselho Municipal De Comunicacao . Foto Humberto Silva 2015

Representantes que compõem o Conselho Municipal de Comunicação se reuniram na última sexta-feira, 20/03 (Foto: Humberto Silva)

Representantes de sete das 12 entidades que compõem o Conselho Municipal de Comunicação se reuniram na última sexta-feira, 20, para a retomada das atividades e reestruturação do órgão, por determinação do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, depois de várias cobranças do SINDICOM, junto ao Secretário de Comunicação, radialista Edmilson dos Santos. "O conselho é uma determinação da Lei Orgânica do Município, criada em 1994, pelo então prefeito de Goiânia, Darci Accorsi. Estamos colocando em prática esse órgão para auxiliar o Poder Executivo nas políticas da área de comunicação", explica o secretário que faz parte da galeria de ex presidente do SINDICOM.

Criada em 1º de julho de 1994, a Lei n.º 7.332, que regulamenta o artigo 193 da Lei Orgânica Municipal, aprova a criação do Conselho Municipal de Comunicação Social. O órgão, de caráter consultivo, integra a política de comunicação social do município e tem como objetivo garantir aos setores organizados da sociedade, especialmente aos setores afins, a participação na política de comunicação do município. Prevê ainda a realização de propagandas e divulgação das ações do Poder Público Municipal, tornando-as de conhecimento público.

O conselho também vai trabalhar em campanhas de interesse da Prefeitura de Goiânia, as notas e os avisos oficiais de esclarecimento, as campanhas educativas de saúde pública, trânsito, ensino, transporte e outras que dizem respeito à racionalização e racionamento do uso de serviços e de utilidade públicas, quando prestados pelo município.

O Conselho de Comunicação também vai auxiliar no encaminhamento de sugestões, analisar campanhas publicitárias educativas e de interesse social. "Este é mais um passo para democratizar a comunicação dos atos da Prefeitura de Goiânia, dando transparência total aos atos", comemora Miguel Novaes, presidente do SINDICOM.
O Conselho Municipal de Comunicação Social é composto por um representante da Prefeitura de Goiânia, um da Câmara Municipal de Goiânia, um representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Radiodifusão e Publicidade do Estado de Goiás (SINDICOM), um do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás, um do Sindicato dos Gráficos do Estado de Goiás, um representante  do  Sindicato  das  Agências de Propaganda do Estado de Goiás,    um da  Associação Goiana de Empresas de Rádio e Televisão, um do Sindicato da s Indústrias  Gráficas do Estado de Goiás, um representante  da  Faculdade de  Informação e     Comunicação da UFG, um da Central  Única dos Trabalhadores, um da Associação Goiana de Imprensa e um representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado de Goiás.

Na reunião desta sexta-feira, que retomou os trabalhos para a apresentação da propostas para o Regimento Interno do Conselho Municipal de Comunicação, também houve a apresentarão dos nomes dos titulares e suplentes de cada entidade participante do conselho, bem como definição de um calendário de reuniões.

O SINDICOM apresentou os companheiros Edwilson da Silva, secretario jurídico do Sindicato como membro titular e Edízio Moura, Secretario Geral do Sindicato para suplência do conselho. O presidente do Sindicom, Miguel Novaes ressaltou da importância da implantação do conselho, bem como propôs que em primeiro lugar estabelecêssemos o calendário de reuniões e que a SECOM Goiânia oficiasse as demais entidades faltosas e que não haviam apresentado seus representantes para o fazerem nos próximos 15 dias para que não haja atraso no início das atividades do conselho. Reuniao Conselho Municipal De Comunicacao . Foto Humberto Silva (5)

(Foto: Humberto Silva)

Propôs ainda que na próxima reunião os conselheiros trouxessem já discutidos em suas bases propostas para o regimento interno apresentado pelo Secretario. O encaminhamento foi acatado pelo secretário de Comunicação e demais entidades. As reuniões serão bimestrais e  a próxima acontecerá dia 11/05 às 10 horas na sala de reuniões do Paço Municipal.