SESSÃO PRESTA HOMENAGEM A RADIALISTAS DE GOIÁS

Locutores, apresentadores e profissionais de áreas técnicas de emissoras recebem diplomas da Câmara Municipal de Goiânia

A noite de segunda feira, 16/03, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia foi marcada por homenagens ao Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Rádio e TV dos Estados de Goiás e Tocantins - Sindicom - e a 44 profissionais da área.

A iniciativa foi do Sindicato em parceria com o vereador Tayrone Di Martino foi aprovada pelos vereadores como reconhecimento por todo o trabalho que a categoria desenvolve em prol da comunicação. Em seu discurso, o vereador ressaltou que muitas vezes, os profissionais do rádio e TV tornam-se íntimos daqueles de quem os ouve ou assiste, tamanha a interação entre eles. "No radio, o locutor fala com o ouvinte como um amigo. Na TV, o apresentador dirige-se ao telespectador de forma a parecer da família. Mais que comunicadores, essas pessoas sabem da sua responsabilidade dentro das demandas da população e busca estar junto à ela da forma mais próxima, clara e ética possível", disse.

Noite De Homenagem - Homenageados

Durante a cerimônia, 44 profissionais da categoria foram homenageados com diplomas de Honra ao Mérito, entre eles, locutores, cinegrafistas, operadores de áudio, editores de vídeo teipe, diretores de imagens, entre outros trabalhadores do rádio e da televisão goiana. Na lista de homenageados, ícones do rádio como Dalva de Oliveira, Nelsimar Moraes, José Calazans e Beth Regina. Apresentadores como Douglas Fernandes (Record Goiás), Lilian Lynch e Erlisvá Carlos (TV Anhanguera) e Almir Costa (TV Serra Dourada). Profissionais das diversas áreas como o técnico de manutenção de tv, Edson de Barros, 54 anos de profissão, Fernando Cosac, 40 anos de Rádio Brasil Central, Vânia Savioli, produtora, José Carlos Pires e Vantuir Alves, cinegrafistas, Joaquim Quirino, Técnico de Externas e o editor de vídeo teipe, Nelson Nogueira, entre outros.

O presidente do Sindicom, Miguel Novaes ressaltou que era o radialista que enquanto a cidade ainda dorme estão nos seus postos de trabalho levando informações para a cidade. o radialista não para! seja aos sábados, domingos, feriados, estamos sempre prontos para levar a sociedade o que acontece de bom ou ruim nas cidades. Ele observou que muitos dos profissionais do rádio e TV que aqui iniciaram suas carreiras partiram com sucesso para outros estados e até outros países, mostrando a competência e qualidade da categoria em Goiás e sua importância para a sociedade. Miguel Novaes, aproveitou para agradecer por toda a dedicação, o desempenho e o papel de formadores de opinião. Ainda ressaltou o fato de serem responsáveis pelo desenvolvimento da comunicação no estado de Goiás.

A mesa foi composta por Tayrone Di Martino, vice-presidente da Casa e propositor do evento, deputado federal João Campos, Carlos Eduardo Reche, chefe de gabinete de Gestão de Imprensa e representante do governador Marconi Perillo, Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa, vereador Antônio Uchôa, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, Miguel Novaes, presidente do Sindicom. Ainda participaram da mesa Luis Stival, presidente da Agência Goiana de Habitação e Roberto Felipe de Paula, presidente da Associação dos Servidores da Agência Brasil Central, Nelcimar Moraes, apresentadora do Programa Show da Tarde e Edwilson da Silva, representando a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Tyrone di Martino que, ao final da cerimônia, pediu uma salva de palmas a todos os profissionais de imprensa que estavam sendo homenageados e outra aos profissionais que estavam no plenário trabalhando na cobertura do evento.

Miguel Novaes

Presidente do SINDICOM, e Secretário de Relações Internacionais da FITERT, Miguel Novaes