SINDICOM participa da Conferência Continental de Combate ao Racismo no Mundo do Trabalho

Na noite de ontem, segunda-feira (17/08) o Secretário de Relações Internacionais da Fitert e Presidente do SINDICOM, Miguel Novaes Filho fez presente na abertura da Conferência Continental de Combate ao Racismo no Mundo Trabalho e em comemoração aos vinte anos do INSPIR, representando a federação em evento que aconteceu no Palácio do Trabalhador na cidade de São Paulo.

O INSPIR nasceu em 1965, de uma articulação política entre as centrais brasileiras, CUT, CGT (UGT) e FORÇA SINDICAL, junto com a organização americana AFL-CIO e a ORIT (CSA-CSI). Sua missão principal é "proporcionar conhecimentos aos dirigentes sindicais das suas associadas, para a luta eficaz contra a discriminação, com ética, visão humana e social, a percepção do seu papel de agente multiplicador, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, justa e diversa".

INSPIR é o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade racial, dedicado à promoção da igualdade e diversidade racial no Brasil.

Na Primeira Foto Ao Meu Lado A Ministra Nilma , Secretaria Adjunta E Presidente Do INSPIRDa esquerda para a direita - Francisco Carlos - Presidente do INSPIR, Secretária Adjunta e Ministra Nilma com o Secretário de Relações Internacionais da Fitert e Presidente do SINDICOM, Miguel Novaes Filho

O INSPIR tem por objetivo promover a igualdade nas relações de trabalho, combater a discriminação na sociedade como um todo, organizar cursos e seminários visando à formação de ativistas sindicais acerca da problemática racial no mundo do trabalho, realizar pesquisas abordando os diversos aspectos  da questão racial no mundo do trabalho, estabelecer parcerias e ações de auxílio mutuo com o movimento sindical dos Estados Unidos e das Américas.

Representantes de varias entidades nacionais e internacionais se fizeram presentes: Juruna, Força Sindical; Julia Nogueira, CUT; Canindé Pegado, UGT; Joslyn Williams, Secretario Geral AFL-CIO,   Carlos Ladesma, CSA; Jana Silvermam (Secretaria Geral INSPIR-AFL-CIO), Professor Fernando Urrea (Universidade Del Valle - Colômbia), Wilson Roberto (Procurador Federal), Agripina Hurtado (Presidente do Conselho  Laboral  Afro colombiano), Graciela Huenchumilla (Chile) e Nilma Lino Gomes, Ministra Chefe de Estado da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da Republica - SEPPIR-PR e muitos , outros.

A conferência continuará nos dias 18 e 19 abordando vários temas: Racismo, desigualdades históricas e Políticas Públicas afirmativas nas Américas, Juventude Negra, Violência e Exclusão Social, Mulheres Trabalhadoras e Discriminação Racial nas Américas, Campanhas de Combate ao Racismo nas Américas, Melhores Praticas Sindicais no Combate ao Racismo  nas Américas, trabalho em grupo - intercambio de experiências e definição de agenda comum de trabalho e por fim Planejamento de Ações Conjuntas e Compromissos a Assumir.